As temáticas trabalhadas na disciplina de Formação de Professores para o Ensino das Ciências, ministrada no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, do Centro de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Maringá suscitaram reflexões teórico-práticas de pós-graduandos que, por sua vez, aceitaram o convite para compor a presente obra. Tratam-se de capítulos que revelam suas releituras, diálogos entre os pares, aprendizagens, conflitos, desafios e, acima de tudo, esperanças num futuro mais promissor para a profissão docente mediante uma formação de qualidade. Assim, a obra está organizada em três partes: na primeira parte, Aspectos epistemológicos da formação de professores, são abordados os pressupostos filosóficos do Apriorismo, Empirismo e Construtivismo, as abordagens pedagógicas decorrentes dessas correntes e as visões sobre o conhecimento científico; a segunda parte do livro foi destinada para os capítulos que discutem Aspectos ético-políticos da Formação de professores; na terceira e última partes estão os capítulos que, dentre discussões teóricas e conceituais, sinalizam Aspectos pedagógicos da formação de professores ao tratarem da Educação Especial e o uso pedagógico das tecnologias digitais. Assim, espero que a leitura desse livro desperte novas reflexões e práticas em relação à formação de professores de Ciências e Matemática, especialmente por parte daqueles que estão em vias de tornar-se ou já se tornaram formadores de professores.

Tornando-se formadores(as) de professores(as) de Ciências da natureza e matemática: reflexões teórico-práticas
ISBN: 9786586383843
Peso | 335 g |
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Dimensões | 24 × 17 × 0,8 cm |
Ano de Publicação | 2021 |
Número de páginas | 168 |