A partir dos princípios teóricos da resolução de problemas, envolvendo os significados de problema e seu processo de resolução; a partir das várias ideias do que se pensava o ensino em sala de aula nas décadas anteriores e, principalmente, com base em minhas experiências e conhecimentos no trabalho de pesquisa e de formação de professores sobre esse tema, busquei elaborar este livro visando apresentar a pesquisadores, professores e futuros professores que ensinam Matemática, o delineamento de uma possibilidade de condução de aulas quando se aborda o ‘problema’ como ponto de partida no processo ensino-aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma iniciativa que tem como base estudos na área da Psicologia Cognitiva, voltados, principalmente, à contribuição de uma aprendizagem significativa. É importante ressaltar que o trabalho proposto para a sala de aula por meio da resolução de problemas deve levar em consideração a construção de conhecimentos e destrezas, tendo como foco o desenvolvimento de habilidades matemáticas como, por exemplo, envolvendo o processo de generalização. Desse modo, este livro apresenta uma proposta de trabalho em sala de aula, visando dar condições ao professor abordar a resolução de problemas no ensino-aprendizagem de conteúdos/conceitos/assuntos de Matemática de forma que favoreça o desenvolvimento da compreensão de Matemática dos alunos, e, assim, do pensamento matemático.
Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula
R$ 20,00
Disponibilidade: Em estoque
ISBN: 9788576287476
Peso | 130 g |
---|---|
Dimensões | 21,5 × 15,3 × 0,6 cm |
Número de páginas | 79 |
Tipo de Encadernação | Brochura |
Ano de Publicação | 2018 |
Edição da publicação | 1ª Edição |
CDD | 510.7 |