Esta obra tem por objetivo refletir sobre a formação que, sob o pretexto de educação para a democracia e para a autonomia, apresenta-se em propostas de práticas pedagógicas sistematizadas em livros didáticos para os anos iniciais do ensino fundamental. Pautando-se na Teoria Crítica da Sociedade, conceitos como ‘indústria cultural’ e ‘pseudoformação’ foram utilizados para caracterizar essas propostas e os próprios livros didáticos como propícios ao desenvolvimento de um pensamento heteronômico e reduzido em suas possibilidades de crítica, revelando um ensino em que a ênfase é dada aos procedimentos para aprender, mais do que aos conteúdos da aprendizagem; a autoridade do professor como aquele que ensina se anula face ao destaque dado ao próprio aluno, que conduz o processo; o conhecimento se reduz a informações e à realidade imediata.
- Este livro não está disponível para compra.
Formação cultural, ensino, aprendizagem e livro didático para os anos iniciais do ensino fundamental
R$ 60,00
Disponibilidade: Em estoque
ISBN: 9788576287322
Peso | 290 g |
---|---|
Dimensões | 21,5 × 15,5 × 1,5 cm |
Número de páginas | 224 |
Tipo de Encadernação | Brochura |
Ano de Publicação | 2018 |
Edição da publicação | 1ª Edição |
CDD | 371.32 |
Você também pode gostar de…
-
Leitura, escrita e gramática no ensino fundamental: das teorias às práticas docentes
Gramática O preço original era: R$ 25,00.R$ 10,00O preço atual é: R$ 10,00. Comprar -
Saberes e identidade profissional na formação de professores de língua portuguesa
Todos O preço original era: R$ 25,00.R$ 5,00O preço atual é: R$ 5,00. Comprar