Os capítulos que compõem este livro resultam de pesquisas desenvolvidas acerca dos itinerários percorridos para a institucionalização e expansão da escola de ensino primário no Brasil, tendo como mote as singularidades que marcaram esse processo nos diferentes Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Tecido por 20 autores, os 11 capítulos da coletânea versam, por meio de diferentes olhares e múltiplas fontes de pesquisa, sobre a constituição e difusão da escola primária no país.
As pesquisas foram desenvolvidas no interior do projeto intitulado ‘História da escola primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961)’, realizado entre os anos de 2011 e 2014 e coordenado por Rosa Fátima de Souza, sob os auspícios do CNPq, o qual contou com a participação de uma equipe de 43 pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior e abrangeu 13 Estados da federação.
A esse coletivo de pesquisadores, que, em meio aos seus dias atribulados entre aulas, reuniões, orientações e pesquisas, entre a vida pessoal e a profissional, constituem tempo e espaço para tecer tramas fundamentais da história da educação brasileira, somos gratas! À dona Neves e às inúmeras mestras anônimas que se dedicaram a ensinar seus filhos e muitos outros que lhes foram destinados por confiança e que tornaram a escola possível, numa imbricada sociedade em que o destino de muitos está, a priori, definido, o nosso mais profundo agradecimento!