O presente estudo é fruto de uma dissertação de mestrado e tem como objeto a construção da escrita numérica por crianças surdas bilíngües. O propósito é compreender como ocorre esta construção, os fatores e as relações nela implicados, bem como as hipóteses elaboradas pelas crianças acerca deste conhecimento. Este estudo tem como subsídio teórico-metodológico trabalhos de autores que tratam de alguns aspectos da escrita numérica por crianças ouvintes. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com onze crianças surdas de cinco a nove anos de idade, alunas de uma escola de Educação Especial de Surdos, mediante o emprego do método clínico-crítico piagetiano. Os resultados da pesquisa demonstram que a criança surda elabora hipóteses sobre a escrita numérica semelhantes às identidades nas crianças ouvintes. Demonstram, ainda, que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) se constitui como um fator fundamental para a efetivação desta construção e aponta para o fato de ser a escola um espaço privilegiado para tal, dado que é nela que ocorre o uso constante desta língua, o que vem a favorecer as trocar simbólicas necessárias para a construção conceitual por estes sujeitos.
Venda!
Os surdos e as notações numéricas
O preço original era: R$ 36,00.R$ 10,00O preço atual é: R$ 10,00.
Disponibilidade: Em estoque
ISBN: 9788576282587
Peso | 306 g |
---|---|
Dimensões | 21,5 × 15,5 × 1,2 cm |
Ano de Publicação | 2010 |
Edição da publicação | 1ª Edição |
Número de páginas | 229 |
Tipo de Encadernação | Brochura |
CDD | 371.912 |
Você também pode gostar de…
-
Educação especial e inclusiva: Teoria e prática sobre o atendimento à pessoa com necessidades especiais
Educação O preço original era: R$ 40,00.R$ 15,00O preço atual é: R$ 15,00. Adicionar ao carrinho