Esta obra foi escrita por docentes-pesquisadores da área de pesquisa em Educação em Ciências da Universidade Estadual de Maringá (UEM/Paraná) e de outras instituições de ensino, nacionais (Udesc, UEL, UEPG, UFGD, UFMT, Unijuí, Unimep, USP, UTFPR) e internacionais (Universidade Claude Bernard, Lyon, França; Universidade do Minho-PT, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-PT). Ao longo dos capítulos nós, autores, traçamos diálogos sobre as principais tendências e perspectivas de processos colaborativos na formação inicial e continuada de professores de Ciências. Ao defendermos um ensino interdisciplinar, consideramos, também, nas nossas interlocuções sobre a formação do professor, a necessidade de um currículo voltado para a construção de uma consciência crítica e comprometida com o desenvolvimento sustentável do meio físico, social e cultural, bem como comprometido com respeito à diversidade. Estes os desafios orientaram as reflexões e as elaborações textuais que resultaram nos capítulos que compõem este livro. Assim, ao reunir as principais tendências temáticas da pesquisa formação de professores, oferecemos este livro a vocês professores, formadores e pesquisadores deste campo de conhecimento.
Autores
-
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior (Organizador)
-
Álvaro Lorencini Júnior (Organizador)
-
Maria Júlia Corazza (Organizador)